quarta-feira, 9 de abril de 2008

Animais domésticos...

Eis um assunto polêmico porém com um conceito bem claro no veganismo: Animais de estimação não deveriam existir...

Pelo menos não trancafiados nas residências dos humanos, com horas para passear, fora de seu habitat natural e sem liberdade.
São lindos? São! São fofos? São! Mas totalmente dependentes do homem nos dias de hoje.



O veganismo apóia os animais domésticos somente na condição de tirá-los das ruas ( adoção ) evitando maus-tratos. O comércio por trás disso tudo além de muito lucrativo é muito cruel.

Os mesmos são tratados como mercadorias e quando perdem a "graça" ou a função que tinham numa determinada família, são descartados nas ruas como lixo. E por incrível que pareça o número diário de animais abandonados é alarmante. Basta pesquisar na internet para achar vários sites de adoção.



São seres sencientes que não têm como se defender de tamanha traição pois não utilizam a mesma linguagem que a nossa para se comunicarem e ficam a mercê do autoritarismo e egoísmo dos seres humanos.



A criação de raças pela seleção das espécies de acordo com algumas características com o objetivo de agradar ao gosto dos ditos "donos" é pura e simplesmente egoísmo.



Infelizmente, não temos como voltar atrás e ainda que não termos o direito de decidir por outras espécies seja muito claro para nós, veganos, o melhor é a esterilização. Assim evitaremos o aumento do número de animais abandonados e mal-tratados e em abrigos superlotados onde em muitos deles o destino ainda é a eutanásia fria e triste.
O fim da vida desses seres inocentes.

Nenhum comentário: