sábado, 28 de junho de 2008

Diferenças...

Recebi por e-mail, do grupo de discussão Abolicionistas, do qual faço parte...

Carnívoros
Têm garras.Não têm poros. Transpiram pela língua.Dentes caninos frontais alongados, fortes e pontiagudos para rasgar a carne.Ausência de dentes molares posteriores para triturar alimentos.Glândulas salivares pequenas na boca (glândulas bem desenvolvidas são necessárias na pré-digestão de cereais e frutas).Saliva ácida.Ausência de ptialina, enzima responsável pela pré-digestão dos cereais.Trato intestinal 3 vezes o tamanho do corpo, para que a carne em decomposição possa ser eliminada rapidamente.Estômago simples e arredondado.Forte concentração de ácido clorídrico no estômago, para digerir a carne.Cólon liso.Urina ácida.Mandíbula alongada para a frente. Alimento: carne.



Frugívoros
Não têm garras.Transpiram através de milhares de poros.Ausência de dentes caninos frontais pontiagudos.Dentes molares posteriores achatados, para triturar.Glândulas salivares bem desenvolvidas, necessárias à pré-digestão de cereais e frutas.Saliva alcalina.Profusão de ptialina.Trato intestinal aproximadamente 8 vezes o comprimento do corpo.Estômago com um duodeno como segundo estômago.Ácido do estômago 20 vezes menos concentrado que nos carnívoros.Cólon convoluto.Urina alcalina.Mandíbula curta. Alimento: frutas e nozes.



Herbívoros
Não têm garras.Transpiram através de milhares de poros.Ausência de dentes caninos frontais pontiagudos.Dentes molares posteriores achatados, para triturar.Glândulas salivares bem desenvolvidas, necessárias à pré-digestão de cereais e frutas.Saliva alcalina.Profusão de ptialina.Trato intestinal aproximadamente 8 vezes o comprimento do corpo.Estômago em 3 ou 4 compartimentos.Ácido do estômago 20 vezes menos concentrado que nos carnívoros.Cólon convoluto.Urina alcalina.Mandíbula levemente alongada. Alimento: relva, ervas e plantas.



Homem
Não tem garras.Transpira através de milhares de poros.Ausência de dentes caninos frontais pontiagudos.Dentes molares posteriores achatados, para triturar.Glândulas salivares bem desenvolvidas, necessárias à pré-digestão de cereais e frutas.Saliva alcalina.Profusão de ptialina, para pré-digerir cereais.Trato intestinal aproxamadamente 7 vezes o comprimento do corpo.Estômago com um duodeno como segundo estômago.Ácido do estômago 20 vezes menos concentrado do que nos carnívoros.Cólon convoluto.Urina alcalina.Mandíbula curta. Alimento adequado: cereais, vegetais, frutas e nozes.



Como vemos, os animais mais próximos do homem, anatómica e fisiologicamente, são frugívoros ou herbívoros. Várias características indicam diferenças pronunciadas entre os animais herbívoros e frugívoros e os carnívoros, mas vale a pena destacar o comprimento do intestino, que nos carnívoros é aproximadamente 3 vezes o comprimento do corpo enquanto que no homem é cerca de 7 vezes. Isto faz com que os carnívoros tenham uma digestão bastante rápida, eliminando a seguir tudo o que não é absorvido. Já o homem tem uma digestão muito lenta, por ter um intestino longo. Isto faz com que a carne, que já estava em processo de decomposição desde a morte do animal, continue a decompor-se no interior de seu intestino, causando muitos problemas de saúde por causa das toxinas libertadas.

Nenhum comentário: